QUEM SOMOS | Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora

Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora


A Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora foi criada na noite de Natal de 1929, em Manhumirim - Minas Gerais, pelo Padre Julio Maria de Lombaerde, missionário belga, inteligente e culto, conhecido como pregador ardoroso de profunda espiritualidade. Madre Maria Beatriz Frambach, recebeu a missão de Co-Fundadora e nos deixou o lema dos primeiros cristãos: "Um só coração e uma só alma".

O Padre Júlio Maria, religioso missionário, na África, vivendo a pobreza radical, na profundidade de sua vida interior, vive a experiência do chamado ao sacerdócio. Era preciso mudar. Volta à Europa e, na Holanda, ordena-se na Congregação da Sagrada Família. Com seu entusiasmo contagiante levava as pessoas a se tornarem também missionárias.



Em 1912, momento em que mais se projetava como escritor, orador famoso, formador admirado por todos, é enviado para as missões na Amazônia, em Macapá. Sensibilizado com a miséria da região e o abandono das crianças, ouviu "o clamor do povo" e lançou a semente do Amor e da Compaixão, fundando o Instituto das Filhas do Coração Imaculado de Maria.

Em 1926, deixando o Norte, segue para o Nordeste, assumindo as missões por dois anos como vigário de Alecrim- Natal, RN. Chegando à diocese de Caratinga (MG), em 1928, escolhe Manhumirim, a mais pobre da região. E aí começa a história dos Missionários Sacramentinos e a das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

Atualmente, as Irmãs Sacramentinas, estão em comunidades distribuídas em seis estados do país (Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro), trabalhando em Escolas, Hospitais, Creches, Abrigos, Infância Missionária, Pastoral da Criança e da Juventude, Paróquias, Comunidades de Base, Periferias, Formação para a Vida Religiosa e em Casas de Acolhida para Retiro, Oração, Hospedagem e Tratamento de Saúde.

Em maio de 2005 a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora iniciou uma frente missionária em Angola, no continente africano. Juntas a outros voluntários e religiosos trabalham para a recuperação social dos dizimados pelas guerras.

Publicado em 12-11-2012



Colégio São José - Escola Sacramentina de Niterói
Rua Dr. Geraldo Martins, 166 - Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2714-1515 - Fax:(21) 2710-9074

Página Inicial | Quem Somos | Educação Infantil | Ensino Funamental | Ensino Médio | Matrículas | Bolsas Filantrópicas | Fale Conosco | Trabalhe Conosco